top of page
Foto do escritorInstituto Algar

Parceria entre Instituto Algar e Fundação Maçônica Manoel dos Santos ajuda jovens na busca pelo primeiro emprego

Os jovens que passam pelo programa Talentos de Futuro, do Instituto Algar, recebem uma formação diferenciada que contribui para a entrada no mercado de trabalho. Ou, quem sabe, seguir seus sonhos de futuro profissional, seja no empreendedorismo, na vida acadêmica, nas artes.

O que vale é a escolha de cada pessoa para realizar seus sonhos.

Para quem busca um emprego formal, conseguir uma primeira oportunidade profissional nem sempre é fácil ou rápido. Para ajudar nessa busca, o Instituto Algar tem uma parceria desde 2016 com a Fundação Maçônica Manoel dos Santos em Uberlândia e Araguari.


Sobre a Lei da Aprendizagem


A instituição, fundada em 1981, desenvolve vários projetos voltados para a comunidade nas áreas educacional e social, sendo o Programa Aprendiz Empreendedor, um dos mais importantes. Ele trabalha a aplicação da Lei da Aprendizagem n.º 10.097/2.000, fazendo o encaminhamento de adolescentes e jovens para o mundo do trabalho formal.

A lei exige que empresas que tenham mais de 7 colaboradores tenham em seu quadro de pessoal entre 5% e 15% de aprendizes. São adolescentes e jovens, entre 14 e 24 anos (pessoa com deficiência não tem limite de idade), que tenham concluído o ensino médio ou estejam cursando. Esses requisitos são obrigatórios.

O processo de Aprendizagem Profissional envolve um percentual de horas em Aprendizagem Teórica na entidade formadora, no caso do Instituto Algar, é a Fundação Maçônica, e um percentual de Aprendizagem Prática na empresa. O jovem pode ser aprendiz por até 2 anos, no limite de idade.


Como participar

Os jovens que tem interesse pela Aprendizagem, se inscrevem no Programa Aprendiz Empreendedor da Fundação Maçônica e a partir deste banco de dados são encaminhados para os processos seletivos nas empresas parceiras. Quem for selecionado passa a trabalhar na empresa, com carteira assinada, salário conforme a legislação e compromisso de aprendizagem conforme a função.

Paralelamente a Aprendizagem Prática, o aprendiz cumpre a jornada da Aprendizagem Teórica na Fundação Maçônica.

O jovem trabalha quatro dias na empresa e um dia vem para a Aprendizagem Teórica, onde vai se aprofundar em aspectos teóricos da atividade que exerce na empresa”. Geralda Aparecida de Oliveira, diretora pedagógica do programa Aprendiz Empreendedor da Fundação.

O cadastro para o programa de jovem aprendiz está sempre aberto por meio do site da instituição. Basta acessar o endereço https://aprendizempreendedor.org.br/inscricoes/


Talentos de Futuro


Quem passa pelos programas do Instituto Algar, chega com uma preparação diferenciada, que pode agilizar a conquista de uma vaga de aprendiz. Normalmente, os adolescentes e jovens iniciam a aprendizagem de temas do mundo do trabalho depois que conseguem uma vaga. Os ex-participantes das iniciativas do Instituto, já tiveram uma formação prévia e muitas vezes são escolhidos pelas empresas devido a essas características.

“Tem empresa que chega para a gente e diz: eu quero adolescentes e jovens que tenham participado dos programas da Algar. Isso agiliza a integração do novo talento à empresa, porque ele vai chegar um pouquinho na frente em termos de formação.” Geralda Aparecida de Oliveira

Aprendizagem para adolescentes e jovens



O programa Aprendiz Empreendedor da Fundação Maçônica Manoel dos Santos começou em 2007. Geralda acredita que nesse tempo, já formou mais de 10 mil jovens, encaminhados para várias empresas de Uberlândia e região. Em 2024, são aproximadamente 900 jovens aprendizes, em quatro cidades.

Atualmente, são oferecidos programas de aprendizagem nas áreas administrativa, logística, repositor, indústria frigorifica e varejo, que são as que mais demandam jovens profissionais. Existe também a expectativa de um curso na área de tecnologia. Pela Lei da Aprendizagem, os adolescentes e jovens só podem atuar em atividades compatíveis com sua idade. Para a área industrial, por exemplo, são aceitos apenas aqueles com 18 anos ou mais.

A Fundação Maçônica além da parceria com o Instituto Algar, recebendo os jovens do programa Talentos de Futuro, é parceira do grupo Algar no desenvolvimento de programa de aprendizagem com esses mesmos jovens. Isso possibilita que aqueles que vivenciaram as experiências no Instituto possam voltar como aprendizes em empresas do próprio grupo. Para Geralda, essa foi uma conquista importante.


Trajetórias transformadas


As histórias de sucesso são muitas. A diretora pedagógica lembra de uma mãe que levou os três filhos para os programas de aprendizagem. “Na medida em que eles tinham idade, passavam pelo Instituto Algar, depois pela Fundação Maçônica. Outro dia ela trouxe a mais nova e reforçou: agora trouxe a última!”

A formação de jovens que começa no programa Talentos de Futuro, passa pela Fundação Maçônica, e continua nas empresas como aprendiz é transformadora. Geralda lembra da história de um jovem criado pela bisavó, que ingressou no programa de aprendizagem do Banco do Brasil, pegou gosto pela matemática.

Graduou-se na área e hoje está concluindo mestrado em matemática. Atua como docente e como responsável por projeto nas escolas estaduais, buscando alternativas para a defasagem de aprendizado. Foi também docente no Programa Aprendiz Empreendedor por dois anos.

Histórias assim a gente gosta de contar. A aprendizagem profissional voltada para adolescentes e jovens muda a vida da família inteira, ao proporcionar novas visões de mundo, oportunidades diferenciadas e chances de abertura para novos horizontes. Cada um fazendo sua parte.


Saiba mais sobre os programas do Instituto Algar

 

A Fundação Maçônica Manoel dos Santos é um dos parceiros do Instituto Algar no encaminhamento de jovens para o mercado de trabalho, que passam pela formação do Talentos de Futuro. Conheça mais sobre o programa no site (https://www.institutoalgar.org.br/programas-sociais/programa-talentos-de-futuro/).

Comentários


bottom of page